Notícias Fecomercio

30 de janeiro de 2019

Setor de turismo abre novos postos de trabalho pelo segundo mês consecutivo em novembro, aponta FecomercioSP


Segundo a Entidade, 794 vagas celetistas foram criadas no período

O mercado de trabalho existente da demanda dos turistas, lazer ou corporativo, registrou crescimento no Estado de São Paulo pelo segundo mês consecutivo em novembro. Ao todo, foram abertas 794 vagas celetistas, e o setor de turismo paulista encerrou novembro com um estoque ativo de 278.247 empregos formais, maior patamar desde outubro de 2016, e aumento de 0,3% em relação a outubro de 2018. No acumulado de 12 meses, 2.222 empregos com carteira assinada foram gerados.

Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Segundo a Entidade, no mês, o bom desempenho foi puxado pelos grupos de alimentação, com 288 vínculos; hospedagem, com 255 empregos; e transportes, com 106 vagas. Nos 11 meses do ano, 2.410 vagas foram abertas, puxadas pelos grupos de transportes (1.019 vínculos) – mais especificamente pela locação de automóveis sem condutor (1.181 vínculos), e pelas agências e operadoras (598 vínculos).

Das sete atividades analisadas, duas sofreram quedas no número total de empregos formais em comparação com novembro do ano passado: comércio direcionado (-0,9%) e cultura e lazer (-0,1%). Por outro lado, os segmentos de agências e operadores (1,8%) e hospedagem (1,2%) apontaram as maiores variações na mesma base de comparação. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress